domingo, 31 de outubro de 2010

Lutando Por Uma Iclusão e Um Convívio Social

Algumas correntes filosóficas afirmam que o ser humano, não é aberto a mudança, por isso, muitas pessoas preferem deixar as coisas como estão.
O bservando os acontecimentos sociais, vejo que as transformações no estilo de vida , causam nas pessoas uma sensação de insegurança. Mas há pessoas que precisam mudar para continuar vivendo, isso acontece com indivíduos que no decorrer da vida se deparam com alguma deficiencia, seja ela de forma física, visual, auditiva ou qualquer outra.
Eles são obrigados a mudar e se adaptar a um estilo de vida. O choque da deficiencia não abate apenas o portador, mas sim toda a sua familia, sua fé na religião e o apoio dos familiares o fazem sair de um quadro depressivo. o começo é muito dificil, é complicado aceitar que um dia voce enxerga e no outro não ver mais nada. hoje anda amanhã esta em uma cadeira de rodas ou de muletas. A pessoa acaba se sentindo inutil,sem valor. muitos se revoltam com a situação, outros se culpam. o certo é deixar claro para ele que a limitação não acaba com a vida.
Eu concordo com Luciana valdívia, psicóloga, quando diz que um dos caminhos responsaveis pela inclusão de deficientes na sociedade, é que eles voltem a estudar e mudar de profissão. É isso que buscam os portadores de deficiencia, por isso, a melhor forma de inseri-los na sociedade é dando-lhes autonomia. A super-proteção da familia e amigos é ruim, os familiares tem medo de que o deficiente se machuque, e os trancam em casa, mas isso não ajuda. tem de deixar o deficiente ser independente. esse é um requisito de suma importancia na inclusão de um deficiente à sociedade.
Observando os meios de transportes coletivos públicos, vejo o trem sendo o pior dentre todos. Observei e sito alguns obstáculos para o deficiente.
Nem todas as estações tem faixa condutora, o espaço entre o trem e a plataforma são exagerados, dificultando a entrada e saida, alguns maquinistas não falam claramente o nome das estações, há poucos funcionários disponiveis e preparados para orientar pessoas com deficiencia, não existe elevadores e escadas rolantes em todas as estações.
Assim os deficientes ficam na dependencia de volutários para ultrapassar essas obstáculos. e a sociedade espera providencias de empresários e governantes para uma tão sonhada igualdade social.

Um comentário:

  1. desde ja peço desculpas pelo erro na escrita, onde se ler Iclusão, deve se entender como Inclusão.

    ResponderExcluir